Esta reedição soma-se à extensa bibliografia sobre Monteiro Lobato, com o diferencial de analisar a importância do escritor para a indústria editorial do Brasil, tendo como pano de fundo a formação do mercado consumidor de livros no país desde os tempos coloniais. Para Monteiro Lobato, editar livros foi também um meio de divulgar sua obra literária, especialmente entre os anos de 1918 e 1930. Começou como editor na Revista do Brasil, adquirida em 1918 e, logo em seguida, formou a Monteiro Lobato & Cia, empresa que deu origem à Companhia Editora Nacional, uma das maiores editoras do país. Ao procurar editar e negociar suas obras e as de outros escritores, Lobato encontrou problemas em praticamente todos os setores da indústria editorial, desde a produção dos livros até sua comercialização, aos quais se somava a quase inexistência de público leitor. A compreensão do caminho seguido por Lobato diante de tantos desafios e os resultados obtidos são as propostas que norteiam o livro.
Formato:
22,00 x 21,00 x 1,50 cm
Editora:
Edusp - Editora da Universidade de São Paulo