Tarsila do Amaral, mais popular que nunca, vai ganhar biografia em 2023
Jornalista Francesca Angiolillo diz que seu foco será explorar a vida pessoal da artista plástica
25/06/2021
Por Walter Porto
A artista plástica Tarsila do Amaral vai ganhar uma nova biografia, depois de ter sua popularidade alavancada ainda mais pela exposição “Tarsila Popular”, que bateu recorde de visitações no Museu de Arte de São Paulo há dois anos.
O livro ficará a cargo de Francesca Angiolillo, repórter especial deste jornal, tradutora e vencedora do prêmio da Biblioteca Nacional pelos poemas de “Etiópia”.
O plano é que a biografia, que sairá pela Companhia das Letras, fique pronta até janeiro de 2023, a tempo da efeméride de 50 anos da morte de uma das pintoras mais importantes da história do Brasil.
Não será a primeira biografia da artista, que já foi objeto, por exemplo, de “Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo”, que a crítica de arte Aracy Amaral publicou na década de 1970.
“A intenção não é fazer um trabalho acadêmico sobre a arte de Tarsila, que foi revolucionária, pois esse aspecto está mais que coberto pelo livro incontornável de Aracy Amaral”, afirma Angiolillo.
“Mas, além de artista, Tarsila foi uma mulher extraordinária, e os aspectos pessoais de sua vida ainda não foram muito explorados. Há lacunas a preencher na história dessa que é hoje uma figura de grande apelo, uma artista que temos orgulho de identificar como brasileira.”