Mostra celebra centenário de Madalena Schwartz
Exposição no IMS Paulista reúne retratos de Ney Matogrosso, Elke Maravilha e Patrício Bisso
27/05/2021
Em Edusp
Por Edusp
Desde fevereiro deste ano a exposição “As Metamorfoses” está em cartaz no IMS Paulista. Gonzalo Aguilar, ao lado de Samuel Titan Jr., é curador desta mostra que celebra o centenário da fotógrafa Madalena Schwartz (1921-1993) e exibe o registro de travestis e transformistas que frequentavam a cena alternativa de São Paulo na primeira metade dos anos 1970, em plena ditadura militar. Dentre as figuras retratadas, encontram-se personalidades como o cantor Ney Matogrosso, os performers do grupo Dzi Croquettes, a atriz e apresentadora Elke Maravilha e o jornalista e performer argentino Patrício Bisso.
É possível ter um gostinho do que encontrar na exposição no passo a passo da montagem da exposição que o IMS disponibilizou no YouTube.
Além das fotografias de Madalena, são apresentados mais de 70 itens, como periódicos, documentos, filmes e imagens produzidas por outros fotógrafos, imagens marcantes das culturas transformistas e travestis em vários países da América do Sul.
Gonzalo Aguilar é catedrático de literatura brasileira na Universidade de Buenos Aires e autor de livros como Poesia Concreta Brasileira: As vanguardas na Encruzilhada Modernista (2005), traduzido pela Edusp, e Por una Ciencia del Vestígio Errático: Ensayos sobre la Antropofagia de Oswald de Andrade (2010).
Samuel Titan Jr. leciona literatura comparada na Universidade de São Paulo e coordena a área editorial do Instituto Moreira Salles.
Para mais informações sobre a exposição, que vai até setembro com entrada gratuita sob agendamento, acesse o site do IMS: https://ims.com.br.