Leonardo da Vinci: uma mirada
23/05/2018
Por Eduardo Kickhöfel
Leonardo da Vinci não cessa de fascinar. Pesquisadores das mais diversas áreas de estudo voltam-se ao personagem-símbolo da civiltà (cultura) renascentista. Sua obra de múltiplas facetas talvez sugira a possibilidade de obter conhecimento universal, ou ao menos uma chave para tal conhecimento. Eis então Arte e Conhecimento em Leonardo da Vinci, de Alfredo Bosi, professor emérito de literatura brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que procura uma chave para entender sua obra.
O livro em questão não busca senso histórico. Bosi não consultou as recentes publicações da editora Giunti da obra de Leonardo em fac-símiles nem intérpretes como Pietro Mariani e Martin Kemp, citando aqui o estudioso que talvez melhor conheça a obra pictórica de Leonardo e seu mais importante intérprete. Bosi também não expressa conhecer fontes do período, em especial Leon Battista Alberti, cujos tratados a respeito da pintura, escultura e arquitetura fornecem conceitos e questões para compreender a produção do italiano. O livro em questão pode ser entendido como um ensaio, uma interpretação não diretamente dependente de estudos eruditos, como o famoso Introdução ao método de Leonardo da Vinci, de Paul Valéry.
[…]
As belas páginas do ensaio de Bosi, mesmo que eventualmente anacrônicas, auxiliam a apreciar a obra de Leonardo e talvez sejam estímulos à incipiente pesquisa desenvolvida até hoje a seu respeito no Brasil.