Edusp publica livro fundamental sobre arte na Renascença
"Giotto e os Oradores” é de autoria de Michael Baxandall, um dos maiores críticos de arte do século 20
01/03/2019
Por Leila Kiyomura
“Orador é um termo corrente neste livro: Baxandall o utiliza preferencialmente no lugar de ‘humanista’ ou como seu sinônimo, porém num sentido oposto ao de alguém referido ao humanismo, isto é, o conceito constituído no século 19 e que se tornaria platitude para a crítica de arte e a historiografia no século subsequente”, explica Bagolin.
Importante considerar que Michael Baxandall é um dos críticos de arte mais conceituados da segunda metade do século 20. Destaca-se pelo interesse diversificado em várias áreas das humanidades. Formado em Cambridge, estudou na Itália e na Alemanha, lecionando no Instituto Warburg, em Londres, e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Tem vários livros publicados. Giotto e os Oradores é o segundo livro de Baxandall lançado pela Edusp. Shadows and Enlightenment, publicado originalmente em 1995, foi traduzido como Sombras e Luzes em 1997.
Em Giotto e os Oradores, Baxandall busca, como ele próprio argumenta, um componente linguístico no gosto visual. “Em outras palavras, quero mostrar que a gramática e a retórica de uma língua podem influenciar consideravelmente a forma de escrever e, como consequência, de observar imagens e algumas outras formas de experiência visual.”
[…]
Leia o texto original na íntegra no Jornal da Usp