As lições pontuais do mestre João Adolfo Hansen
Ensaios escritos pelo professor nas últimas três décadas estão em “Agudezas Seiscentistas e Outros Ensaios”, publicado pela Edusp
09/08/2019
Por Leila Kiyomura
São 14 capítulos que apresentam lições pontuais sobre diversos assuntos e pesquisas do mestre João Adolfo Hansen, historiador, crítico literário e professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Em Agudezas Seiscentistas e Outros Ensaios, coletânea de textos de João Adolfo Hansen que acaba de ser lançada pela Editora da USP (Edusp), as organizadoras Cilaine Alves Cunha e Mayra Laudanna buscaram destacar textos produzidos nas últimas três décadas para revistas acadêmicas, capítulos de livros e conferências apresentadas no Brasil e no exterior.
“A reunião desses textos tem como objetivo tornar disponível esse material disperso em periódicos e em antologias de trabalhos coletivos nacionais e internacionais, alguns já fora de circulação ou apresentados oralmente em eventos diversos”, observam, no texto de apresentação, as professoras Cilaine, que leciona Literatura Brasileira na FFLCH, e Mayra, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), também da USP. Segundo as professoras, o levantamento dos trabalhos de Hansen em revistas, livros, arquivos pessoais e diversas instituições acadêmicas e editoriais apresentou, por sua vez, versões diferentes de um mesmo texto. A seleção da versão publicada no livro resultou de reuniões entre o autor e as organizadoras.
[…]
Para as organizadoras Cilaine Alves Cunha e Mayra Laudanna, a seleção de artigos produzidos em diferentes momentos e como trabalhos independentes permite ao leitor escolher a leitura de forma sequencial ou alternada. Ressaltam: “A forma e a leitura do conjunto de seus textos concretizam-se como uma espécie de caleidoscópio em que os assuntos, os preceitos e as técnicas das representações se justapõem, entrecruzam-se e encadeiam-se num modo de exposição que preserva a hierarquia avaliativa que receberam em seu tempo próprio.”
O livro tem também a apresentação de Alcir Pécora, professor do Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele observa: “Os trabalhos aqui compilados de João Adolfo Hansen constituem, cada um deles, verdadeiras lições inaugurais sobre vários assuntos negligenciados pela tradição crítica brasileira. Por isso mesmo, evidenciam as virtudes intelectuais que o fizeram um dos pesquisadores brasileiros de literatura mais reconhecidos internacionalmente.”
Leia o texto original na íntegra no jornal da USP