Livro trata da produção cultural da África lusófona

Obra da Edusp abrange música popular, cinema e literatura nos países africanos de língua portuguesa

02/10/2019

Em Jornal da USP

Por Claudia Costa

O livro África Lusófona – Além da Independência, que acaba de ser lançado pela Edusp em tradução inédita para o português, é um estudo sobre a produção cultural contemporânea da África de língua oficial portuguesa, realizado por um dos maiores especialistas dos Estados Unidos nessa área, o professor Fernando Arenas, do College of Literature Science and the Arts e do African Studies Center da Universidade de Michigan. O objetivo da pesquisa é apresentar, como diz o autor na introdução, “uma visão caleidoscópica” dos cinco países africanos lusófonos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), moldada por fenômenos associados ao pós-colonialismo e à globalização, por meio de um prisma multidisciplinar que abrange a música popular, o cinema e a literatura.

Arenas explica, na introdução, que esses países coexistem sob dinâmicas que vários críticos têm descrito por meio de conceitos como “neocolonialismo”, “recolonização”, “colonialismo interno”, “dependência econômica” e “colonialidade do poder”, termos estes que impactam os países e são refletidos na sua produção cultural.

O autor dá como exemplo um conto da coletânea Sim, Camarada!, de Manuel Rui, publicada durante os primeiros anos da independência de Angola, intitulado O Relógio. O texto trata da história de um relógio, contada para crianças por um comandante inválido do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), em um vilarejo à beira-mar, não muito tempo depois da guerra de libertação. Segundo Arenas, a história é uma lição alegórica sobre capitalismo e colonialismo. “No final feliz, os jovens pioneiros recuperam o relógio lutando contra os soldados zairenses que colaboravam com o movimento rival FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola), em Luanda, na época da independência”, escreve Arenas. “As crianças tornam-se coautores da ‘narração em mudança da própria nação’, na medida em que a história ganha vida com um sentido de esperança e perdão.”

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Produção cultural

África Lusófona se divide em quatro capítulos: “Interconexões africanas, portuguesas e brasileiras”, que traz “um quadro de referência crítica, com coordenadas históricas, geopolíticas, discursivas e culturais para entender o surgimento e o desenvolvimento das nações africanas lusófonas dentro do contexto mais amplo do mundo de língua portuguesa e em relação a Portugal e ao Brasil”, como se lê na apresentação do livro, assinada por Fabiana Carelli e Mário César Lugarinho, “Cesária Évora e a globalização da música cabo-verdiana”, “África lusófona nas telas: depois da utopia e antes do fim da esperança” e “Literatura angolana após a independência e sob a sombra da guerra”.

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África Lusófona tem como objetivo levar as discussões para além dos relatos heroicos das lutas de libertação e para além das abordagens acríticas e excessivamente cuidadosas em torno das elites políticas de países como Angola e Moçambique, que têm predominado nas ciências humanas, sobretudo no campo dos estudos literários”, destaca Arenas.

Leia o texto original na íntegra no jornal da USP

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