A (Re)Produção do Espaço Urbano

  • de Ana Fani Alessandri Carlos
Sinopse

Ana Fani analisa neste livro o fenômeno urbano na metrópole paulista, tendo Cotia como estudo de caso. A autora contrapõe-se às análises que entendem a cidade apenas como aglomerado-concentração, locus da produção, ou ainda como um cenário motivador dos movimentos sociais urbanos. Para ela, as relações sociais que produzem o espaço urbano se situam além das relações de produção de mercadorias, e a idéia de conflito urbano, construída metodologicamente a partir da noção de movimento, está presente em toda obra, conduzindo à reflexão de que numa sociedade de classes o espaço não se (re)produz sem conflitos e contradições. Inspirada nas reflexões de Henri Léfèbvre, a autora procura discutir que a produção do espaço tem também um lado estratégico e político e que é na vida cotidiana que as contradições se manifestam mais profundamente.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 60,00
ISBN 10: 8531402522
ISBN 13: 9788531402524
1ª edição, impressão de 2024

272 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Mais

O componente social nos mercados do vinho e da cachaça

Pesquisadora francesa analisa como produtores das duas bebidas transformaram seus negócios para se adaptar a diferentes contextos sociais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas

Ironia como chave para o estudo da obra de Fernando Pessoa

Análise multifacetada de “Fernando Pessoa Ironista” explora heterônimos e histórico editorial de Pessoa para examinar o lado irônico de sua obra

O resgate da história popular dos grandes poemas épicos de Homero

Evitando o velho slogan da “versão definitiva”, “Homero Portátil” traz uma adaptação acessível de cantos da “Ilíada” e da “Odisseia”

Análise epidemiológica da obesidade evidencia os efeitos nocivos dos alimentos ultraprocessados na saúde pública

Aproximadamente um quarto da população brasileira está acima do peso, e estudos indicam que a causa é o crescimento da oferta de produtos de baixa qualidade
Mais