Propaganda Imitativa

  • de Gino Giacomini Filho
Sinopse

O mundo da propaganda comercial conviveu ao longo de sua trajetória com inúmeras inovações. Porém, o modelo atual da publicidade está calcado na imitação, que, se de um lado oferece padrões necessários para tornar eficientes os apelos de campanhas e anúncios, de outro proporciona limiares que se aproximam de práticas imitativas que geram danos comerciais, consumeristas, legais, éticos e autorais. Gino Giacomini discorre sobre os fundamentos da imitação como prática recorrente e legítima no meio social e organizacional, discutindo distinções e limiares entre inovação e imitação, e aprofundando as reflexões sobre procedimentos imitativos na propaganda comercial e seu potencial de gerar danos. Na obra, articula as diferentes terminologias ligadas à imitação, ou seja, falsificação, pirataria, plágio, knockoffs, adaptações e paródia. Com base em experiências encontradas na comunicação imitativa de áreas como jornalismo, música e branding, o autor expõe parâmetros para aferir o teor de imitação de uma peça publicitária, levando em conta depoimentos de especialistas ligados à publicidade.

ver sumário

Ficha técnica

R$ 30,00
ISBN 10: 8531415489
ISBN 13: 9788531415487
1ª edição, impressão de 2015

160 páginas
13 x 21 cm
Brochura

Mais

Adentrando a arte de Hélio Oiticica como espaço de participação

Experientes estudiosos da obra do artista, Paula Braga e Celso Favaretto examinam as “Manifestações Ambientais” no novo livro da coleção Prismas

Ironia como chave para o estudo da obra de Fernando Pessoa

Análise multifacetada de “Fernando Pessoa Ironista” explora heterônimos e histórico editorial de Pessoa para examinar o lado irônico de sua obra

O resgate da história popular dos grandes poemas épicos de Homero

Evitando o velho slogan da “versão definitiva”, “Homero Portátil” traz uma adaptação acessível de cantos da “Ilíada” e da “Odisseia”

Análise epidemiológica da obesidade evidencia os efeitos nocivos dos alimentos ultraprocessados na saúde pública

Aproximadamente um quarto da população brasileira está acima do peso, e estudos indicam que a causa é o crescimento da oferta de produtos de baixa qualidade

A história dos bancos brasileiros revela a relação entre cidadania e sistema financeiro

Longe de demonizações ou idealizações, “Brasil dos Bancos” permite um olhar realista sobre o papel estrutural dos bancos em uma sociedade capitalista
Mais