O quinto volume da coleção Museu do Ipiranga tem como foco os estudos que envolvem a aquisição de objetos da cultura material para o Museu, tratando também do colecionismo. Para Vânia Carneiro de Carvalho, "as 'coisas materiais', consideradas imprescindíveis para as ações humanas e para a produção de sentidos, permitiram que o foco do Museu passasse a ser os fenômenos da vida cotidiana e da vida simbólica de amplos setores sociais". Os nove artigos do volume oferecem um breve histórico do acervo do Museu ao longo de sua história, evidenciando diferentes momentos nas pesquisas que são desenvolvidas na Instituição. A coleção Museu do Ipiranga compreende um conjunto de publicações elaboradas pela equipe do Museu Paulista da Universidade de São Paulo por ocasião da reabertura do Museu e inauguração das novas… Leia mais
Ciclo Curatorial, sexto volume da Coleção Museu do Ipiranga 2022, procura apresentar uma reflexão crítica sobre o próprio fazer museológico. Para as organizadoras, "o modo de produção do conhecimento histórico em um museu universitário especializado em cultura material tornou-se o tema de um dos dois eixos que organizam as exposições do Novo Museu do Ipiranga". Os livros da Coleção foram concebidos de acordo com os dois eixos temáticos das exposições Para entender a sociedade e Para entender o Museu; este último é dedicado a contar a história do edifício-monumento e da formação de suas coleções, desde fins do século 19 até hoje, e a compartilhar com o público o trabalho cotidiano das equipes do museu. Os diversos textos analisam os espaços e dinâmicas de funcionamento, a gestão de reservas técnicas, a catalogação, as ações educativas, as particularidades de algumas coleções e dos acervos… Leia mais
Programada para a reabertura do Museu do Ipiranga em 2022, a exposição Uma História do Brasil mostra o verdadeiro "teatro da memória" realizado por Afonso Taunay por ocasião das comemorações do centenário do Museu, em 1922. A exposição tem curadoria de Paulo César Garcez Marins, curadoria adjunta de Michelli Scapol Monteiro e Thais Chang Waldman, e com a assistência de pesquisa e curadoria de Eduardo Polidori Villanova de Oliveira, e os artigos deste livro apresentam diferentes aspectos de sua concepção. Já em seu título, parte-se da compreensão que essa é apenas uma das versões possíveis para narrar a história do Brasil, e que é bastante questionada atualmente. Tornar a versão elaborada por Taunay em uma exposição também implica tomá-la como um documento do passado em que foi concebida e realizada. Segundo o curador, a história que as pinturas e esculturas mostram está mantida não como uma visão exata do passado brasileiro, mas como uma versão desse passado aceita e patrocinada pelas elites governamentais de São… Leia mais
Este é o quarto volume da coleção Museu do Ipiranga 2022, um conjunto de publicações elaboradas pela equipe do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, por ocasião da reabertura e da inauguração das novas exposições. Neste título o foco é a exposição de longa duração Mundos do Trabalho, que tem como eixo condutor o ofício de homens e mulheres no cenário brasileiro envolvidos em múltiplas atividades desde o período colonial até os dias atuais. São apresentados os produtos da ação humana, as ferramentas de trabalho e os saberes mobilizados a construção de caminhos, a labuta na terra, a criação do micro e do macro nas cidades e a elaboração de artefatos. Esta obra dá visibilidade a trabalhadores, cujos ofícios foram eclipsados, muitas vezes, pelo caráter cotidiano de suas… Leia mais
A Coleção Museu do Ipiranga 2022 é um conjunto de publicações elaboradas pela equipe do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, por ocasião da reabertura e da inauguração das novas exposições. Este volume aborda o contexto de criação deste que foi um dos primeiros Museus criados no Brasil inaugurado em 1895 no atual edifício do Museu do Ipiranga e integrado à USP em 1963 e a evolução de seu acervo e seus propósitos ao longo dos anos. As exposições públicas do Museu apresentam o resultado de longos processos de trabalho interdependentes, que envolveram política de aquisição de novas coleções, enriquecimento das existentes, formação de biblioteca especializada, catalogação das coleções, trabalhos de conservação, bem como ações educacionais e culturais. Os livros da Coleção foram concebidos de acordo com os dois eixos temáticos das exposições Para entender a sociedade e Para entender o Museu mantendo sua… Leia mais
A Coleção Museu do Ipiranga 2022 é um conjunto de publicações elaboradas pela equipe do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, por ocasião da reabertura e da inauguração das novas exposições. Neste livro, a exposição Passados Imaginados, com curadoria de Paulo César Garcez Marins, é o foco dos nove artigos escritos pela equipe curatorial do Museu, nos quais o principal desafio é explicitar o caráter de representação subjetiva do passado dessas pinturas de história e esculturas monumentais. Para o curador, é fundamental assumir que essas e outras imagens são artefatos marcados inevitavelmente por subjetividades e desejos dos artistas, ou por determinações impostas pelos encomendantes e que deveriam ser atendidas pelos pintores e escultores durante a concepção e realização de suas obras. Os museus foram e ainda são espaços poderosos na construção de imagens coletivas, e discutir a apropriação dessas imagens é também um objetivo da… Leia mais
Territórios em Disputa é o sétimo volume da Coleção Museu do Ipiranga 2022 e discute a concepção e particularidades da exposição permanente de mesmo nome que pode ser visitada no Museu. O volume reúne oito ensaios de autoria Angélica Brito Silva, Eduardo Almeida Navarro, José Rogério Beier, além do próprio coordenador Jorge Pimentel Cintra, que desenvolvem e problematizam algumas questões, apresentando olhares diferentes e opiniões contraditórias e dando voz a opiniões minoritárias. Nos ensaios são discutidos temas como a noção de território, a toponímia de origem indígena, os objetos líticos do Museu Paulista, os mapas como instrumento de conquista e divisão das terras, a sua iconologia, e o processo de definição do território. O último texto procura mostrar através dos mapas a destruição de aldeias indígenas e de vilas castelhanas, deixando perguntas em aberto como desafio ao leitor, como um instrumento de reflexão que forneça elementos para formação de opiniões… Leia mais
As Minas de Ouro do Brasil, de José Basílio da Gama, manuscrito que permanecia inédito, será lançado na Sala Villa-Lobos da BBM USP em debate com a participação de Junia Ferreira Furtado, ...