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Teatro

Artes e Letras

Artes e Letras

de Walnice Nogueira Galvão

Este livro reúne 37 entrevistas com personalidades do universo cultural originalmente publicadas nos periódicos D.O. Leitura e Teoria e Debate agrupadas em torno de cinco eixos: artes cênicas, música, artes visuais, literatura, cultura e livros. O conjunto compõe um valioso material para a reflexão sobre a prática artística e literária no contexto da transição do século XX para o XXI. Os entrevistados são: Augusto Boal, Antonio Nóbrega, Anne Villacèque, Mestre Dito de Cotia, Régis Duprat, Roberto Minczuk, Grupo Cachuera!, Francisco Brennand, Emanoel Araujo, Maria Bonomi, Donaldo Schüler, Pedro Nava, Curt Meyer-Clason, Carlito Azevedo, Alcides Villaça, Mário da Silva Brito, Joaquim Inojosa, Hilda Hilst, Haroldo de Campos, Ana Maria Machado, Millôr Fernandes, José Mindlin, Edson Nery da Fonseca, Eduardo Portella, Rachel Valença, Antonio Candido, Francisco Weffort, Pedro Paulo Poppovic, Fernando A. Novais, Danilo Miranda, Geraldo Prado, Ferdinando Bastos de Souza, Marilena Chaui, Michel Riaudel, Sárka Grauová e Telê Ancona… Leia mais

O Ator e Seus Duplos

O Ator e Seus Duplos

de Ana Maria Amaral

Os duplos, na forma de complementos diversos, sempre estiveram muito presentes na história milenar do teatro, proporcionando o jogo de transformações, simulações e revelações próprio dessa arte. Esse jogo é exposto aqui por meio de uma série de improvisações e exercícios, nos quais os atores fazem uso não só de seu corpo, mas de máscaras, bonecos e objetos variados. A autora aborda assuntos polêmicos, como as diferenças e semelhanças entre o ator/personagem e o ator/manipulador, fazendo com que objetos alcancem dimensões inesperadas. Ao longo do texto são apresentadas alternativas para o processo criativo que escapam à linguagem tradicional e dão estímulo à investigação de novas possibilidades de estrutura na narrativa… Leia mais

Boca de Cena

Boca de Cena

de Diversos Autores

Este livro é constituído, em sua maioria, por prefácios, artigos, textos de orelhas e quartas capas de livros, elaborados em momentos distintos e com preocupações diferenciadas. Os textos, agrupados em quatro grandes grupos, de acordo com sua temática De Texto e de Cena, De Artistas e de sua Arte, Da Crítica e De Livros e de Autores compõe importante trabalho documental sobre o movimento teatral na segunda metade do século XX. Rosangela Patriota, uma das organizadoras do volume, acrescenta que o livro estimula um instigante exercício lúdico entre passado e presente, na medida em que remete o leitor a uma tradição estética e histórica, por um lado, e, de outro, estimula uma educação dos sentidos que, sem dúvida, propiciará o desenvolvimento de reflexões críticas a partir da recepção e da ressignificação da arte e da… Leia mais

As Bodas de Fígaro

As Bodas de Fígaro

de Beaumarchais

Esta é a comédia que serviu de base à famosa ópera de mesmo título composta por Mozart. Em tradução direta do original francês, o texto revela o domínio sofisticado que o autor tem das técnicas de dramaturgia. Personalidade contraditória, Beaumarchais viveu na Corte francesa da segunda metade do século XVIII época em que os abusos da aristocracia absolutista gestavam as condições para a eclosão do movimento revolucionário produzindo peças que se incorporaram definitivamente ao repertório da literatura teatral. As Bodas de Fígaro apresenta uma perspicaz crítica de costumes que funciona também como um vivo depoimento sobre os conflitos sociais que antecederam a Revolução… Leia mais

BR-3 Teatro da Vertigem

BR-3 Teatro da Vertigem

de Sílvia Fernandes e Roberto Audio

O projeto BR-3, desenvolvido pelo Teatro da Vertigem durante dois anos, percorreu três diferentes cidades do país: Brasilândia em São Paulo, Brasília no Distrito Federal e Brasileia no Acre. Para o diretor Antonio Araújo, os três pontos geográficos parecem propor um recorte ou uma certa visão do país, mostrando um movimento centrípeto, que propiciou a coleta de informações, registros e impressões, bem como o desenvolvimento de oficinas de trabalho e situações de troca com as comunidades locais. Não se trata de uma reprodução fotográfica ou documental desses três locais, mas da narrativa de como a sensibilidade e a imaginação dos envolvidos foi provocada pelos diferentes espaços e situações. A experiência dessa passagem resultou no espetáculo que transformou o rio Tietê em espaço teatral. O livro traz uma coletânea de entrevistas, textos e reflexões dos envolvidos no projeto, além de um relato sobre a produção do… Leia mais

Caldeirão de Bruxas

Caldeirão de Bruxas

de Raquel Ornellas

Trabalho teórico-prático sobre a arte teatral pela perspectiva do ator, engajado em todo o processo de criação de uma peça, este livro apresenta uma análise das etapas de elaboração do espetáculo teatral Irmãs do Tempo, baseado na obra Macbeth, de Shakespeare. A autora descreve os procedimentos por ela utilizados, que envolvem técnicas de dança e voz, além de mostrar o resultado de suas pesquisas teóricas e históricas na abordagem do fenômeno social e cultural que envolve o tema das bruxas e no exame das feiticeiras de Macbeth, chamadas na obra de Irmãs do Destino Com uma linguagem bastante acessível, mas com rigor e precisão, Raquel Ornellas estimula a reflexão sobre o conceito e a prática da dramaturgia do corpo ou dramaturgia do ator e comprova, com base em sua própria experiência, a possibilidade de autonomia do artista cênico na criação de um… Leia mais

Censura em Cena

Censura em Cena

de Maria Cristina Castilho Costa

Este livro é um dos primeiros resultados de uma pesquisa realizada no arquivo Miroel Silveira, que reúne documentos do arquivo de processos de censura prévia ao teatro, existente no Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo e doado pelo professor à Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2001. Esses documentos resgatam a memória da produção artística que floresceu na cidade entre 1930 e 1970, preservando as ações exercidas pelo Estado sobre essa produção. A doação dos arquivos à Universidade estimulou, com o apoio da Fapesp e do CNPq, a realização de inúmeras pesquisas que buscam montar um panorama da produção artística paulista e os danos que a censura causou, mutilando obras, descontextualizando-as, e impedindo o amadurecimento artístico do público. Este livro de Cristina Costa traz os primeiros resultados dessas pesquisas, enfocando a atuação da censura ao teatro desde o Brasil Império até nossos dias. Imprescindível a todos os interessados no… Leia mais

O Cerejal

O Cerejal

de A. P. Tchékhov

A pequena aristocracia rural russa, na sua lenta e inexorável decadência, é retratada nesta peça, considerada a obra-prima de Tchékhov no gênero que rompe com a construção convencional ao introduzir a desdramatização. Suas personagens, afundadas na trivialidade cinzenta do cotidiano, cujas vidas estão cortadas como as cerejeiras, representam o pequeno universo particular em desagregação, no qual repercute a deterioração maior, que contamina toda a Rússia. Juntamente com As Três Irmãs Tio Vânia e A Gaivota esta peça compõe o grande quarteto dramático tchekhoviano que deu ensejo para que Stanislavski posteriormente desenvolvesse seu método de… Leia mais

O Corego Obra Premiada

O Corego

de Ligiana Costa

Esta é a primeira tradução para o português do tratado italiano anônimo destinado ao diretor ou responsável por realizar espetáculos: o corego. Contém, portanto, indicações práticas sobre o palco, as cenografias, a atuação, a música, os coros, as danças, os figurinos, o maquinário, a iluminação etc. Escrito em torno de 1634 e voltado sobretudo às representações cênico-musicais, o texto é testemunha das primeiras experiências operísticas e das tendências teatrais do início do século XVII. Além da tradução, o volume contém estudos inéditos de sete pesquisadores entre eles, Paolo Fabbri, reconhecido estudioso de dramaturgia musical e um dos organizadores da única edição moderna completa de Il Corago, de 1983 e ilustrações de George Gütlich, em um trabalho de reconstrução histórica de 43 desenhos que, embora referidos no original, se perderam ou talvez nunca tenham sido… Leia mais

Credores

Credores

de August Strindberg

August Strindberg (1849-1912) escreveu mais de sessenta peças de teatro, além de romances e contos, e é considerado um renovador da literatura sueca. Credores foi escrita pelo autor numa época de grande produção artística, entre os anos de 1886 e 1890, quando escreveu cinco de suas peças mais conhecidas: Camaradas, Pai, Senhorita Júlia, A Mais Forte, além desta. Sua produção literária tem fortes traços autobiográficos, e segundo Elizabeth R. Azevedo no prefácio deste livro, a originalidade de sua obra está relacionada à modernização da forma, mais do que a novidades no enredo: a peça apresenta o tradicional triângulo amoroso, caro aos textos do realismo e naturalismo. Os conflitos e as contradições entre os três personagens são amplificados pela unidade de ação e o complexo jogo de ironia dramática que se desenrola. Esta edição conta com tradução direta do sueco feita pelo diretor Eduardo Tolentino de Araújo, em cotejo com outros… Leia mais

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