Assunto
Educação

O Adolescente e a Internet
Esta obra apresenta os resultados de uma pesquisa empírica sobre a relação do jovem com a internet, analisando os possíveis efeitos do uso das tecnologias de informação na constituição subjetiva do indivíduo contemporâneo. O estudo procurou conhecer os hábitos e os interesses dos jovens no ciberespaço e realizar um percurso etnográfico na cibercultura visando desvendar os interesses econômicos e ideológicos subjacentes aos ambientes virtuais mais visitados. Analisa também de que maneira as redes sociais, os jogos on-line e o sexo virtual interferem na vida dos jovens, considerando o papel da escola e da família nesse contexto. A autora discute o paradoxo do progresso tecnológico com base na psicanálise e na teoria crítica, apresenta os procedimentos da pesquisa e os principais resultados, e discute os desdobramentos deles nos campos da educação e da psicologia, incluindo uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias nas instituições… Leia mais

Apologia das Letras Humanas
Este livro nasceu a partir do encontro inesperado de um manuscrito setecentista guardado na biblioteca pública de uma pequena cidade histórica do centro da Itália, Urbania (antiga Castel Durante), ocorrido há alguns anos. Trata-se de uma fonte manuscrita elaborada no Brasil, no seminário de Belém da Cachoeira e no Colégio dos Jesuítas da Bahia, que traz uma coletânea de exercícios escolares realizados por docentes e alunos dessas instituições. Os ensaios propostos, realizados por especialistas nas áreas da teoria literária, educação, arquitetura, arte e história cultural, pretendem contribuir para a compreensão da natureza do manuscrito, bem como dos processos históricos em cujo âmbito foi criado, transmitido e preservado. Além deles, o livro inclui a transcrição do manuscrito e a tradução de epigramas seletos, de modo a possibilitar ao público brasileiro conhecer tanto diferentes interpretações dos papéis, como ter acesso à própria fonte documental para ulteriores estudos… Leia mais

Aulas de Marie Curie
Baseadas em anotações de Isabelle Chavannes, aluna de Marie Curie, estão reunidas aqui dez lições de física elementar, ministradas pela cientista durante os dois anos de funcionamento de uma cooperativa de ensino criada por ela e outros intelectuais em 1907. Na cooperativa, as crianças tinham contato com várias disciplinas ministradas de acordo com uma pedagogia moderna. As aulas experimentais de Curie sobre conceitos da física estimulavam os alunos a chegar, por meio da reflexão sobre as experiências, a suas próprias conclusões. Esta obra, de valor histórico, mostra o caráter pedagógico dos ensinamentos de Marie Curie, cujas lições de ciência se inscrevem na tradição europeia de privilegiar a observação, reflexão e descoberta de respostas sobre os objetos e fenômenos da natureza. Pioneiras na época, as aulas de Marie Curie são, ainda hoje, vistas como uma grande contribuição para o ensino e aprendizado da física… Leia mais

Autonomia Universitária na USP – Vol.1
As atas das sessões do Conselho Universitário são parte importante da memória da USP, registrando as discussões e as deliberações do órgão máximo da Universidade. Os documentos tratam de diversos assuntos referentes à vida universitária e à educação no país, destacando-se o tema da autonomia universitária, debate recorrente na USP desde sua fundação. Este primeiro volume da obra reúne excertos das atas no período de 1934 a 1969, demonstrando que a autonomia administrativa e a de gestão financeira e patrimonial são o suporte indispensável da autonomia didático-científica. O trabalho foi organizado por Nina Ranieri junto à Secretaria Geral da USP, órgão incumbido da elaboração, do arquivamento e da manutenção dessas atas, e coordenado por Marcos Maurício Toba. É uma obra de referência que permite acompanhar a construção e a evolução da autonomia universitária no contexto da educação superior… Leia mais

Brinquedos de Lata Metalma
Neste livro, fruto de pesquisa sobre a história da cultura material, comércio e industrialização, a autora cria perspectivas para a compreensão histórica de um objeto banal na expressão de Daniel Roche, e do uso cotidiano: o brinquedo. Além de objeto da infância, o brinquedo ganha o estatuto de documento histórico em sua análise. Em seu estudo, a autora detém-se com mais cuidado nos brinquedos produzidos pela Metalúrgica Matarazzo (Metalma), resultado das sobras de lata da sua produção principal e que produziu durante mais tempo do que o comum para este ramo, até os anos de 1980. Ludmila vale-se deste objeto porque vê incorporados nele valores pertencentes à industrialização paulista, como o nacionalismo acompanhado de um cosmopolitismo, seguindo padrões da europeia e norte-americana. Os brinquedos Metalma são, em sua análise, parte e também reflexo do universo cultural e estético próprio dos anos 1930, nos centros urbanos… Leia mais

Campus de Pirassununga da USP
Recupera a história do campus de Pirassununga da USP, relacionando-a ao processo histórico da cidade e do Estado de São Paulo. Se o campus existe como tal apenas desde 1989, suas origens remontam ao decênio de 1940, quando Fernando Costa, interventor do Estado, criou as Escolas Práticas de Agricultura paulistas. Esse espaço, além de ter servido ao ensino rural sob diversos nomes e organizações, foi também utilizado como campo de concentração para prisioneiros alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ele abriga os cursos de Zootecnia e de Engenharia de Alimentos da FZEA e as aulas práticas do curso de Veterinária da FMVZ, sediado na capital. As autoras utilizam-se de consistente documentação e depoimentos de personagens envolvidos na construção e no desenvolvimento do campus, enriquecendo o estudo histórico com a apresentação de um relato da experiência de formação de um importante espaço de ensino e… Leia mais

Celso de Rui Beisiegel
Este livro presta uma homenagem ao Professor Celso de Rui Beisiegel por ocasião da entrega do título de Professor Emérito da USP. A obra reúne, na primeira parte, uma seleção de quatro textos do homenageado, representativos de sua produção acadêmica: Educação e Sociedade no Brasil após 1930, Cultura do Povo e Educação Popular, Considerações sobre a Política da União para a Educação de Jovens e Adultos Analfabetos, e Academia Paulista de Educação. A segunda parte é composta de textos de professores da Universidade acerca da trajetória intelectual do homenageado. E por último, na terceira parte do livro, temos os discursos proferidos durante a cerimônia de outorga do título de Professor Emérito, ocorrida em fevereiro de 2006. A leitura deste livro permite ao leitor obter um perfil do homenageado em suas diversas facetas, de professor, administrador e pesquisador, sempre procurando valorizar a educação… Leia mais

O Controle Ideológico na USP (1964-1978)
Dossiê elaborado para registrar e denunciar as perseguições institucionais ao corpo docente promovidas pela ditadura militar entre os anos de 1964 e 1978, ano da primeira divulgação do trabalho. A segunda edição foi acrescida de índice remissivo, fotos de alguns dos protagonistas e de duas reportagens publicadas na Revista Adusp sobre a presença do aparato repressivo na Universidade. Esta terceira edição, a primeira em parceria com a Edusp, vem a lume cinquenta anos após o presidente Costa e Silva assinar, em 1968, a promulgação do AI-5, principal dispositivo utilizado contra a inteligência universitária e que marcou o início de um novo ciclo repressivo no país, responsável por torturar e exterminar opositores. Trata-se de um importante documento para pesquisadores, estudantes e aqueles que se interessam pela história do país e de suas… Leia mais

Cultura Científica
A investigação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia exercem grande influência no cotidiano da sociedade, e é cada vez maior o destaque dado ao tema nos meios de comunicação. Nesta coletânea de artigos, pesquisadores do Brasil e do exterior refletem sobre as questões que envolvem a comunicação da ciência, a difusão e a divulgação científicas, a compreensão pública da ideia de ciência e tecnologia. Carlos Vogt, Baudoin Jurdant, Jean-Marc Lévy-Leblond, Jorge Wagensberg, Marcelo Knobel, Marie-Claude Roland, Mariluce Moura, Rafael Evangelista, Vilson Cristiano Gärtner e Yurij Castelfranchi analisam o tema do ponto de vista teórico, metodológico, prático e aplicativo, neste volume dedicado aos desafios da cultura científica na sociedade do conhecimento. Para o organizador, é imprescindível a participação ativa do cidadão no processo cultural em que a ciência e a tecnologia tornam-se cada vez mais presentes em nossa… Leia mais

Deslocamentos
Deslocamentos é um relato sobre os processos criativos, as obras e as reações de crianças de diversas idades da periferia de São Paulo que participaram de um projeto de arte-educação desenvolvido pela artista plástica Nair Kremer em colaboração com equipes locais. Por meio de sua vivência profissional e de sua trajetória artística e educacional, a autora sugere uma metodologia de utilização da arte em educação. Segundo a artista, o fazer criativo e o fazer artístico autênticos, ministrados pela arte-educação, têm a capacidade de auxiliar os seres humanos, de maneira efetiva e permanente, na superação da alienação social e da exclusão psicológica Pretende comprovar a grande função dessa interação como capaz de preparar o homem para uma relação criativa com o mundo. Suas experiências na periferia de São Paulo são contadas por meio de depoimentos, de citações, de documentação fotográfica da autora e, principalmente, de imagens dos trabalhos realizados pelas… Leia mais