Série comemorativa dos 100 anos da morte de Machado de Assis, reunindo ensaios sobre diferentes aspectos da obra do grande escritor brasileiro, escritos por especialistas em sua obra.
Beneficiando-se da rica experiência didática dos docentes da universidade, esta coleção oferece textos que amparam as diferentes disciplinas do currículo de cursos superiores, constituindo importante material de consulta para estudantes de graduação e pós-graduação, ou mesmo profissionais em busca de aperfeiçoamento.
Parceria entre o Museu Paulista e a Edusp, a coleção busca colocar à disposição de pesquisadores e do público em geral textos de historiadores e documentos que pertencem ao Museu Paulista e que constituem referências para o conhecimento da complexa formação histórica da sociedade brasileira.
Coleção criada em parceria com a Academia Paulista de História com a finalidade de fazer com que obras importantes da historiografia paulista, esgotadas e de interesse para a cultura paulista, tornem-se acessíveis a estudiosos, pesquisadores e interessados em geral.
A série de arte brasileira tem como intuito oferecer uma fonte documental, crítica e biográfica sobre a trajetória de trabalho de figuras destacadas nos mais diversos domínios da atividade artística no Brasil, dando preferência àqueles nomes ainda carentes de cobertura bibliográfica apropriada.
Apresenta uma retrospectiva da obra de destacados artistas contemporâneos que têm em comum a formação acadêmica na Universidade de São Paulo. São artistas que se dedicam a diversas linguagens artísticas, como gravura, pintura ou fotografia, com textos do próprio artista e de renomados críticos brasileiros.
Apresenta aos leitores obras introdutórias nos mais variados temas, permitindo um primeiro contato com determinada área do conhecimento, ao mesmo tempo abrangente e profundo.
Iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos e da Edusp com a finalidade de promover uma reflexão crítica acerca da Escola Sociológica Francesa. Propõe aos públicos brasileiro e internacional edições bilíngues e críticas de textos pouco conhecidos ou já esgotados.