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Crônicas Italianas Obra Premiada

Crônicas Italianas

de Stendhal

As paixões ocupam lugar central nestas narrativas ambientadas em sua maioria no cenário da realidade política da Itália do século XVI. Stendhal destaca a energia e a coragem individuais que representavam o contrário do artificialismo e da hipocrisia da França pós-napoleônica. Durante os períodos em que exerceu cargos diplomáticos naquele país, Stendhal comprou manuscritos antigos em arquivos italianos, de onde surgiram estas Crônicas, datadas do período mais criativo do autor de O Vermelho e o Negro e que se colocam sob o signo do fracasso e da impossibilidade trágica, em meio a romances proibidos, intrigas palacianas, raptos e assassinatos. Esta edição brasileira de "Crônicas Italianas", um dos mais belos livros da Literatura Francesa, foi traduzida pelo poeta Sebastião Uchôa Leite e recebeu o Prêmio Jabuti de Tradução, em… Leia mais

Racine e Shakespeare

Racine e Shakespeare

de Stendhal

Em 1823 e 1825, Stendhal aparece na cena crítica francesa com Racine e Shakespeare. Embora não tenha a pretensão de escrever uma teoria sobre o teatro, parece inegável que ele lança ali as bases para a compreensão desse gênero. Como observa Leila de Aguiar Costa, trata-se de um panfleto em defesa da modernidade, da libertação frente aos preconceitos e ao pedantismo em direção do universo da energia e da paixão que amplamente se conformaria na obra romanesca do autor, especialmente em A Cartuxa de Parma e Crônicas Italianas. Longe e liberto das convenções e do pedantismo, o romanticismo no teatro apregoa a adequação aos tempos presentes: sua dicção, seus temas, seu enredo devem, sempre, responder à atualidade e, por conseguinte, ao verdadeiro; somente assim é que se proporciona o maior prazer possível. Eis a lição moderna de Stendhal e de seu Racine e… Leia mais