Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Brasil 500 Anos

Brasil 500 Anos

de Diana Gonçalves Vidal e Maria Lucia Spedo Hilsdorf

Os ensaios aqui reunidos são atravessados pela crítica de uma visão unitária e evolucionista da história, abordando a escolarização sob diferentes matizes. Além das organizadoras do volume, autores como Maria Lúcia Pallares-Burke, João Adolfo Hansen e Andréa Daher, entre outros, examinam experiências educacionais diversas, abrangendo um largo período de tempo: a cultura escolar jesuítica no Brasil Colônia e suas estratégias retóricas, o ensino nas províncias de São Paulo e Minas Gerais durante o século XIX e inícios do século XX, a socialização da criança pela escola, o histórico da chamada instrução popular e do ensino profissionalizante, passando também por temas como o desinteresse dos iluministas franceses em estender o seu projeto racionalista às classes… Leia mais

Pensando a Educação nos Tempos Modernos

Pensando a Educação nos Tempos Modernos

de Maria Lucia Spedo Hilsdorf

Valioso roteiro para a pesquisa em educação e práticas da pedagogia, este conjunto de ensaios, concebido por Maria Lucia Spedo Hilsdorf como uma espécie de “obra aberta”, é recomendado tanto aos estudiosos da educação como aos da história das ideias e das mentalidades. Por seu procedimento de incorporação de interpretações, esse trabalho da autora, fruto do estudo da construção dos diferentes conceitos pedagógicos que vigoraram no Ocidente entre os séculos XVI e XIX, oferece uma saudável abertura de concepções, propiciando uma introdução aos temas e suscitando reelaborações por parte do leitor. Ideias naturalistas, empiristas, iluministas e românticas, entre outras, são abordadas em capítulos próprios no decorrer do livro, demonstrando a influência de seus principais representantes, como Locke, Rousseau e Dewey, na formulação de práticas… Leia mais