Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Brasil 500 Anos

Brasil 500 Anos

de Diversos Autores

Os ensaios aqui reunidos são atravessados pela crítica de uma visão unitária e evolucionista da história, abordando a escolarização sob diferentes matizes. Além das organizadoras do volume, autores como Maria Lúcia Pallares-Burke, João Adolfo Hansen e Andréa Daher, entre outros, examinam experiências educacionais diversas, abrangendo um largo período de tempo: a cultura escolar jesuítica no Brasil Colônia e suas estratégias retóricas, o ensino nas províncias de São Paulo e Minas Gerais durante o século XIX e inícios do século XX, a socialização da criança pela escola, o histórico da chamada instrução popular e do ensino profissionalizante, passando também por temas como o desinteresse dos iluministas franceses em estender o seu projeto racionalista às classes… Leia mais

Pensando a Educação nos Tempos Modernos

Pensando a Educação nos Tempos Modernos

de Maria Lucia Spedo Hilsdorf

Valioso roteiro para a pesquisa em educação e práticas da pedagogia, este conjunto de ensaios, concebido por Maria Lucia Spedo Hilsdorf como uma espécie de “obra aberta”, é recomendado tanto aos estudiosos da educação como aos da história das ideias e das mentalidades. Por seu procedimento de incorporação de interpretações, esse trabalho da autora, fruto do estudo da construção dos diferentes conceitos pedagógicos que vigoraram no Ocidente entre os séculos XVI e XIX, oferece uma saudável abertura de concepções, propiciando uma introdução aos temas e suscitando reelaborações por parte do leitor. Ideias naturalistas, empiristas, iluministas e românticas, entre outras, são abordadas em capítulos próprios no decorrer do livro, demonstrando a influência de seus principais representantes, como Locke, Rousseau e Dewey, na formulação de práticas… Leia mais