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Boccioni no Brasil/Boccioni in Brazil

Boccioni no Brasil/Boccioni in Brazil

de Ana Magalhães e Rosalind Mckever

Formas Únicas da Continuidade no Espaço é o trabalho mais celebrado do futurista italiano Umberto Boccioni. Mais conhecida por suas versões póstumas em bronze, a escultura foi originalmente executada em gesso no ateliê de Boccioni em Milão em 1913 e integra a coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) desde sua fundação em 1963. Ápice da tentativa do artista de animar a escultura por meio da criação de figuras em movimento, essa obra dinâmica não se tornou estática mesmo depois da morte de Boccioni em 1916, aos 33 anos. Por isso, o livro investiga a agitada história material e a recepção da obra no século XX, acompanhando suas mudanças materiais desde o estúdio do artista até o MAC USP e, por meio de suas fundições em metal, outros museus ao redor do… Leia mais

Futuros Possíveis

Futuros Possíveis

de Giselle Beiguelman e Ana Gonçalves Magalhães

Este livro bilíngue (inglês-português) apresenta estratégias e metodologias para o armazenamento e a preservação de arte digital e processos de digitalização de acervos, incluindo também análises sobre novas formas de organização e disponibilização em sistemas de visualização de dados. Além disso, apresenta estudos de caso e reflexões sobre o surgimento da estética do banco de dados e o campo emergente da curadoria de informação. Organizado em quatro partes, traz a contribuição de pesquisadores de vários países. Fruto de um simpósio realizado na FAU-USP em parceria com o Ars Electronica (Linz, Áustria), o livro pretende enriquecer o debate, apresentando análises de novos formatos de curadoria de informação. As obras e plataformas digitais mencionadas pelos autores podem ser conhecidas por meio do link… Leia mais

"A Pequena Bailarina de 14 Anos", de Edgar Degas

"A Pequena Bailarina de 14 Anos", de Edgar Degas

de Ana Gonçalves Magalhães

A escultura esteve presente em toda a trajetória artística de Edgar Degas, ainda que, em vida, ele tenha exposto apenas uma obra original, esculpida em cera: A Pequena Bailarina de 14 Anos, objeto central deste volume. É notável como a recepção da crítica e do público na Exposição dos Impressionistas, em 1881, contrapõe-se absolutamente à imagem de mero bibelô que perdurou desta obra. Degas era frequentador assíduo da Ópera de Paris, cenário privilegiado para o estudo do movimento, essência de sua obra escultórica. Suas meninas-bailarinas foram desenhadas e esculpidas sob essa perspectiva. Neste livro, Ana Gonçalves Magalhães explora esta concepção de escultura no contexto do impressionismo francês e em contraponto com escultores contemporâneos, como Auguste Rodin, Jules Dalou e Medardo Rosso.Confira entrevista com o coordenador da coleção… Leia mais