Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Gabinetes de Leitura

Gabinetes de Leitura

de Ana Luiza Martins

Os gabinetes de leitura floresceram no século XIX na província de São Paulo, como demonstra a pesquisa de Ana Luiza Martins apresentada neste livro. Constatou a existência de dezessete desses Gabinetes em São Paulo, dos quais sobreviveram três deles, os de Sorocaba, Rio Claro e Jundiaí. Sua pesquisa permitiu avançar no entendimento da rede urbana paulista, visto que o surto urbano e a instalação do gabinete se deram quase simultaneamente: emergiram em regiões culturais distintas, na sua maioria marcadas pela prosperidade e localizadas ao longo das principais ferrovias, no período compreendido entre 1860 e 1889. Como traço próprio significativo, ressalta-se o caráter mercantil da locação de livros, e sua função didática, vinculada a um projeto de educação popular. A historiadora observa que o embate religioso, o nascimento das cidades, a luta pela educação, as bibliotecas, os livros e os leitores, o impacto da modernidade, um pouco de tudo está lá, balizado pelo gabinete de… Leia mais

Revistas em Revista

Revistas em Revista

de Ana Luiza Martins

Obra pioneira na classificação temática e crítica, este livro estuda as revistas ilustradas brasileiras do final do século XIX e primeiras décadas do seguinte, recuperando os hábitos criados pela cultura do impresso e o papel social que desempenharam. Esses periódicos cobriam diversas áreas revistas femininas, científicas, pedagógicas, esportivas, religiosas, infantis, além das teatrais, que logo se tornaram cinematográficas, embora a maioria delas se autodenominasse revista literária ou, às vezes, revista de arte Com o apoio de extenso material iconográfico, a historiadora Ana Luiza Martins analisa a definição do gênero revista, a presença desse periódico nas bibliotecas da época, a profissionalização do escritor e os gêneros literários então em voga, as políticas de alfabetização popular e o rarefeito público leitor, além de aspectos técnicos como a constituição do parque gráfico e as estratégias de venda do produto, atreladas ao nascente modelo de publicidade… Leia mais