Busca

Filtrar resultados

Todos
Todas
Listar por

Ver

Limpar filtros
Arranjos Corais de Damiano Cozzella

Arranjos Corais de Damiano Cozzella

de Damiano Cozzella e Alberto Cunha

Trabalhando como professor e arranjador do Coral USP desde sua fundação, em 1967, Damiano Cozzella produziu cerca de trezentos arranjos em um período de quarenta anos, a maioria de música popular brasileira. Este volume, organizado por Alberto Cunha, traz uma compilação desses arranjos a cappella e com acompanhamento instrumental nos quais Cozzella traduz sambas, choros, marchinhas carnavalescas, canções da bossa nova e MPB, entre outras, para o idioma coral. Além de apresentar parte da produção artística de um dos maiores músicos da USP, que rompe barreiras entre o erudito e o popular desde os anos de 1960, o livro também é, segundo Marcelo de Andrade Romero, um meio de compartilhar com a sociedade parte significativa da produção artística do Coral USP, laboratório do trabalho de Cozzella que permitiu a ele que desenvolvesse intensamente seus… Leia mais

Brahms

Brahms

de David Brodbeck

Poucas composições foram tão ansiosamente aguardadas no mundo musical como a Primeira Sinfonia de Johannes Brahms. Neste volume, David Brodbeck debruça-se sobre a prolongada gênese da obra e as circunstâncias de sua composição, expondo a relevância de uma densa rede de referências musicais que incluem obras de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert e Robert Schumann. Em seguida, apresenta uma leitura crítica minuciosa dessa sinfonia, movimento por movimento, dialogando com a obra e sua rede de alusões extracomposicionais, em uma abordagem de natureza mais hermenêutica que analítica. Por fim, oferece uma breve introdução à recepção inicial da obra, tratando das questões mais importantes e, sobretudo, a que se refere à controversa inserção dessa sinfonia na tradição… Leia mais

Carmen de Georges Bizet

Carmen de Georges Bizet

de Susan McClary

Desde a estreia da ópera Carmen, em 1875, a imagem convencional de sua protagonista é a de uma cigana sedutora, libertária, perigosa e autodestrutiva. Desafiando esse imaginário, Susan McClary apresenta sua pesquisa sobre a ópera de Bizet, seus personagens, sua dramaturgia e sua música, para então discutir questões de classe, gênero e raça. Com base em um repertório que abrange libretos, partituras, artigos de jornal, cartas e filmes, entre outras fontes, a autora aborda a gênese da ópera e as divergências entre Bizet e os libretistas; discute as visões oitocentistas sobre a mulher e os ciganos; explora as influências musicais do compositor, da música de cabaré aos aportes wagnerianos; analisa diretamente a partitura e seus grandes blocos musicais; e percorre a recepção da ópera ao longo do tempo. O volume traz, ainda, a análise de Peter Robinson sobre a novela Carmen de Prosper Mérimée, publicada em 1845, na qual Bizet se… Leia mais

Schubert

Schubert

de Christopher H. Gibbs

Este volume reúne dezesseis ensaios de destacados especialistas em Schubert, que investigam minuciosamente a carreira, a música e a recepção da obra de um dos mais populares, embora incompreendido, compositores de todos os tempos. Dividido em três partes, Schubert: Um Compêndio discute o contexto musical, político e cultural em que o compositor viveu e trabalhou, examina com rigor o alcance e a gama total de sua produção musical e, por fim, mapeia o curso da recepção de sua obra, desde seus contemporâneos até as avaliações da posteridade. O desagrado com a autopromoção, a timidez, a falta de virtuosismo e outros mitos e lendas sobre o homem Schubert são abordados criticamente. Entre os grandes compositores do século XIX, o austríaco é o único cuja fama em vida esteve em desacordo com a sua glória póstuma, e explorar essa disparidade é um dos objetivos desta… Leia mais