Baxandall busca a linguística na produção visual renascentista
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![Giotto e os Oradores Giotto e os Oradores](https://www.edusp.com.br/wp-content/uploads/2019/03/giotto-e-os-oradores-269x400.jpg)
Giotto e os Oradores
Obra inaugural de Baxandall e referência para os estudos sobre história da arte dos séculos XV e XVI, em Giotto e os Oradores o autor abandona conceitos românticos ainda vigentes, como o de influência, servindo-se do conceito de inferência crítica e propondo o surgimento do conceito de composição para buscar compreender o quanto da arte visual dos pintores da época tinha em comum com a arte visual dos humanistas, já que juntos estes foram os precursores da Renascença italiana. Ao analisar obras de autores pouco lidos atualmente, mas fundamentais para o período analisado, Baxandall apresenta a hipótese da importância do desenvolvimento do latim humanista (também conhecido como neolatino ou ciceroniano) para as artes da Renascença, principalmente no território… Leia mais
![Sombras e Luzes Sombras e Luzes](https://www.edusp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/sombras-e-luzes-300x299.jpg)
Sombras e Luzes
Recuperando as teorias oitocentistas da percepção visual, com o apoio da ciência cognitiva contemporânea e de vasta bibliografia especializada, o professor de história da arte Michael Baxandall discute o papel das sombras na representação que se tem das formas, assim como os significados diversos que elas podem assumir. Partindo de uma descrição detalhada da constituição física e das variedades de sombras, o autor analisa diferentes abordagens científicas e artísticas do fenômeno, incluindo obras de, entre outros, Giotto, Tiepolo, Chardin e Da… Leia mais
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A geometria e a composição
Historiador da arte traça a influência dos literatos humanistas nas telas dos principais pintores do Renascimento