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Machado de Assis e o Processo de Criação Literária

Machado de Assis e o Processo de Criação Literária

de Jaison Luís Crestani

Machado de Assis costumava publicar suas histórias curtas em jornais e revistas de moda e de literatura, tendência comum no século XIX, e sua publicação posterior em livro era resultado de criteriosa seleção. Jaison Luís Crestani estuda a lógica dessas escolhas feitas pelo grande escritor, em busca de esclarecer o que chama de seu processo de criação literária. Verifica quais os procedimentos adotados na seleção dos textos que mereceriam publicação em livro e as adaptações feitas para esse novo formato, quando aconteceram, além dos critérios de seleção que podem ter norteado o romancista. No livro, aborda inicialmente a relação entre imprensa e literatura (os perfis editoriais e as especificidades dos periódicos A Estação e Gazeta de Notícias, tais como forma gráfica, estratégias de mercado, público-alvo etc.), analisa a produção literária difundida pelos periódicos, e ao final discute os critérios adotados por Machado para a… Leia mais

Machado de Assis no Jornal das Famílias

Machado de Assis no Jornal das Famílias

de Jaison Luís Crestani

Há uma tendência da crítica em considerar as obras iniciais de Machado de Assis como inferiores, convencionais e imaturas, condenando-as ao justo esquecimento Na tentativa de reverter este quadro, Jaison Luís Crestani propõe uma redefinição das perspectivas de análise no sentido de recuperar as particularidades e de reavaliar o valor literário dessa parte fundamental da obra machadiana. Analisando a produção do jovem romancista publicada no Jornal das Famílias entre 1863 e 1878, mostra que Machado de Assis questionou de forma crítica e dialética o pacto ingênuo da leitura folhetinesca-romântica dominante nas narrativas da época, o qual pressupunha a absoluta credibilidade moral e social do narrador e não podia descartar as soluções sentimentais edificantes dos clichês de final feliz, e também da religiosidade, o patriotismo, o respeito pela ordem familiar e patriarcal e, ainda, as tintas da cor… Leia mais