Acontece na quinta-feira, 19/11/2020, o lançamento virtual de "Ensaio sobre Música Brasileira", de Mario de Andrade, em nova edição organizada por Flávia Camargo Toni.
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![Ensaio sobre Música Brasileira Ensaio sobre Música Brasileira](https://www.edusp.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ensaio-sobre-musica-brasileira-300x389.jpg)
Ensaio sobre Música Brasileira
Publicado em 1928, no mesmo ano que Macunaíma, o Ensaio sobre Música Brasileira apresenta o trabalho que Mário de Andrade desenvolvia há alguns anos em busca de conhecer os cantos e danças dos brasileiros, um verdadeiro trabalho de etnomusicologia, a qual ainda não existia como disciplina nessa época. No volume reúne cantos e danças organizados de acordo com categorias que definiu como toadas, cantigas, cantos de trabalho, martelos, lundus etc., que são o resultado de coletas que o próprio Mário efetuou ou da colaboração de amigos e informantes. Esta edição organizada por Flávia Camargo Toni, responsável pelo estabelecimento do texto e apresentação das notas, traz também um dossiê com críticas contemporâneas à sua publicação, oito artigos que demarcam o início da difusão da fortuna crítica da obra e o ensaio Cantos-de-Trabalho no Brasil, de autoria de… Leia mais
![Recitativo e Ária para José Mascarenhas Recitativo e Ária para José Mascarenhas](https://www.edusp.com.br/wp-content/uploads/2018/02/recitativo-300x343.jpg)
Recitativo e Ária para José Mascarenhas
Datado da Bahia, 2 de julho de 1759, o Recitativo e Ária, de autoria anônima e dedicado a José Mascarenhas de Melo, é considerado uma das peças musicais mais antigas do Brasil, destacando-se pelo fato de seu texto literário vir escrito em português, e não em latim, como era então usual, e ainda por sua natureza profana, ao contrário da maioria das obras musicais do período colonial brasileiro conhecidas até agora. Mascarenhas foi o primeiro presidente da Academia Brasílica dos Renascidos, da qual o árcade mineiro Cláudio Manoel da Costa também era membro. Os manuscritos originais compõem-se de partituras de voz, na clave de dó, primeiro violino, segundo violino e baixo. Foram identificados e restaurados por Régis Duprat, que preparou um estudo crítico sobre a obra. Além da transcrição, a edição traz a reprodução fac-similar dos manuscritos originais e texto bilíngue… Leia mais
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‘Ensaio Sobre Música Brasileira’ de Mário de Andrade ganha reedição
Após quase um século, obra de Mário de Andrade é reeditada e complementada pela musicóloga Flávia Camargo Toni