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Apologia das Letras Humanas

Apologia das Letras Humanas

de Marina Massimi e Alcir Pécora

Este livro nasceu a partir do encontro inesperado de um manuscrito setecentista guardado na biblioteca pública de uma pequena cidade histórica do centro da Itália, Urbania (antiga Castel Durante), ocorrido há alguns anos. Trata-se de uma fonte manuscrita elaborada no Brasil, no seminário de Belém da Cachoeira e no Colégio dos Jesuítas da Bahia, que traz uma coletânea de exercícios escolares realizados por docentes e alunos dessas instituições. Os ensaios propostos, realizados por especialistas nas áreas da teoria literária, educação, arquitetura, arte e história cultural, pretendem contribuir para a compreensão da natureza do manuscrito, bem como dos processos históricos em cujo âmbito foi criado, transmitido e preservado. Além deles, o livro inclui a transcrição do manuscrito e a tradução de epigramas seletos, de modo a possibilitar ao público brasileiro conhecer tanto diferentes interpretações dos papéis, como ter acesso à própria fonte documental para ulteriores estudos… Leia mais

Máquina de Gêneros

Máquina de Gêneros

de Alcir Pécora

Com base em conceitos próprios da tradição dos diversos gêneros retórico-poéticos, são analisados neste livro textos de autores dos séculos XVI (Camões, Manuel da Nóbrega, Baldassare Castiglione, Giovanni Della Casa), XVII (Antônio Vieira, La Rochefoucauld) e XVIII (Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga, Bocage). O autor aborda gêneros importantes como a correspondência, o diálogo, o tratado, as máximas, o sermão, a epopeia, a poesia satírica e a erótica, além de formas maiores e menores da lírica, como o rondó e o madrigal. O conjunto dos estudos procura demonstrar que os gêneros não são formas transparentes que expressam conteúdos sociais ou subjetivos, mas determinações formais e históricas dos sentidos de cada texto. Esta nova edição foi atualizada de acordo com o novo acordo… Leia mais

Teatro do Sacramento Obra Premiada

Teatro do Sacramento

de Alcir Pécora

Acreditar que pregação e política são fenômenos contraditórios é, segundo Alcir Pécora, uma convicção pós-iluminista que não leva em conta a lógica da produção barroca seiscentista. De acordo com ela, as imagens são fornecidas pela Igreja da Contrarreforma, pela teologia política da Segunda Escolástica e, em particular, pela militância dos jesuítas portugueses tanto na defesa da Restauração como na formulação das políticas históricas de ocupação do Novo Mundo. Assim, o autor mostra como nos sermões de Vieira as artes e as ciências não se opõem, mas, ao contrário, buscam a unidade tomista entre o finito da criatura e o puro ato de ser do Criador. O engenho do pregador, neste caso, repõe uma metáfora como a que o próprio mundo e a natureza fornecem de Deus, de que estão impregnados, como em um teatro do… Leia mais

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