Antonio Candido é homenageado com título de Professor Emérito da USP
Título é concedido a professores que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade
01/09/2021
Por Adriana Cruz
O professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Antonio Candido de Mello e Souza, foi homenageado postumamente com o título de Professor Emérito da USP. A cerimônia que marcou a homenagem foi realizada no dia 31 de agosto e transmitida de forma on-line da Sala do Conselho Universitário.
A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 9 de março deste ano, quando também foram homenageados os professores Erney Felício Plessmann de Camargo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), e Walter Colli, do Instituto de Química (IQ).
O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Desde a fundação da USP, em 1934, foram outorgados 20 títulos a docentes da instituição.
A saudação ao homenageado foi feita pelo professor da FFLCH e crítico literário Roberto Schwarz, considerado um dos principais continuadores do trabalho de Candido, de quem foi amigo por mais de 60 anos.