A Ponte Clandestina

Teorias de Cinema na América Latina

  • de José Carlos Avellar
Sinopse

No começo dos anos de 1960, um grupo de jovens cineastas brasileiros, argentinos, cubanos, mexicanos e chilenos voltaram as câmeras para o equacionamento dos problemas da América Latina dentro de sua experiência de fazer filmes. Para isso, veicularam suas ideias não só nos filmes, mas também em manifestos, artigos para jornais e revistas, ensaios, cartas, palestras e debates. Esse trabalho teórico, que se deu como uma conversa entrelaçada entre autores como Glauber Rocha, Fernando Solanas, Fernando Birri ou Tomás Gutiérrez Alea, entre muitos outros, é analisado aqui a partir do exame detalhado das propostas de cada um deles.

Ficha técnica

R$ 32,00
ISBN 10: 8585490632
ISBN 13: 9798585490638
1ª edição, impressão de 1995

320 páginas
14 x 21 cm
Brochura
Coedição: Editora 34

Mais

Ironia como chave para o estudo da obra de Fernando Pessoa

Análise multifacetada de “Fernando Pessoa Ironista” explora heterônimos e histórico editorial de Pessoa para examinar o lado irônico de sua obra

O resgate da história popular dos grandes poemas épicos de Homero

Evitando o velho slogan da “versão definitiva”, “Homero Portátil” traz uma adaptação acessível de cantos da “Ilíada” e da “Odisseia”

Análise epidemiológica da obesidade evidencia os efeitos nocivos dos alimentos ultraprocessados na saúde pública

Aproximadamente um quarto da população brasileira está acima do peso, e estudos indicam que a causa é o crescimento da oferta de produtos de baixa qualidade

A história dos bancos brasileiros revela a relação entre cidadania e sistema financeiro

Longe de demonizações ou idealizações, “Brasil dos Bancos” permite um olhar realista sobre o papel estrutural dos bancos em uma sociedade capitalista

Do coloquial ao erudito, todo o escopo helenístico se reflete em Catulo

Segunda edição de “O Livro de Catulo” traz traduções atualizadas e uma nova perspectiva sobre a obra do poeta romano
Mais